Vereadores se reúnem com Bombeiros e discutem demandas prioritárias da Corporação em Novo Horizonte
Publicado por: Jornalismo/CMNH
Publicado em: 20 de agosto de 2025
A Câmara Municipal de Novo Horizonte recebeu lideranças do Corpo de Bombeiros para reunião no plenário, na tarde desta quarta-feira, dia 20. Estiveram presentes os Vereadores Nelsinho Luiz (Progressistas), Kall Roligamenti (Republicanos), Sônia Canato (Republicanos) e Carlos Henrique BGO (Republicanos). Acompanharam o encontro, a Procuradora Jurídica e Diretora de Secretaria do Legislativo.
A reunião contou com a participação do Capitão PM André Lellis Viana, Comandante do 2° Subgrupamento de Bombeiros e da 1ª Tenente PM Maiara Prado Carbonera, Comandante da Estação de Bombeiros de Catanduva.
Em sua explanação, Capitão Lellis apresentou dados sobre a atuação dos Bombeiros na região, destacando que o 2° Subgrupamento é responsável por duas estações – Catanduva e Novo Horizonte. De acordo com o levantamento, apenas em 2024, foram registradas 5.381 ocorrências, entre as quais se destacam incêndios florestais, acidentes de trânsito e captura de animais. Além disso, os Bombeiros têm atividades consolidadas na prevenção a incêndios, como vistorias, certificação de edificações, ações educativas do Programa Bombeiro Educador e operações de mergulho em Novo Horizonte.
O comandante reforçou a importância da parceria entre Estado e municípios para a manutenção dos serviços. Segundo ele, enquanto o Estado é responsável por fornecer mão de obra profissional, remuneração do efetivo e arcar com encargos trabalhistas, cabe ao município conveniado, disponibilizar, basicamente, estrutura de trabalho, como prédio, alimentação, veículos e manutenções.
Nesse contexto, o Capitão destacou a relevância do apoio do Legislativo municipal. “Em parte, dependemos do município, de forma orçamentária, para os serviços, e as leis são votadas pelos senhores vereadores. É fundamental que destinem atenção para as demandas que apresentamos, pois nosso trabalho garante segurança à população”, ressaltou.
O jurídico da Câmara se colocou à disposição para analisar tecnicamente as demandas e apontar caminhos legais para possíveis soluções, referente ao que foi sugerido na reunião, para a destinação de emendas impositivas a investimentos nos Bombeiros.
Cadastre-se e receba notícias em seu email