Vereador Vasquinho solicita à Secretaria Municipal de Saúde possibilidade de construir salas de atendimento para equipe multidisciplinar e espaços para uso dos Agentes Comunitários de Saúde nas UBSs
Publicado por: Jornalismo/CMNH
Publicado em: 22 de maio de 2025
O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária de 19 de maio, o Requerimento nº 407/25, do Vereador Vasquinho (MDB), à Secretária Municipal de Saúde, Amarilis Biasi, indagando sobre a possibilidade de construir salas de atendimento para equipe multidisciplinar nas Unidades de Saúde dos bairros São Benedito, Alvorada e Santa Clara, bem como a criação de espaços adequados para uso dos Agentes Comunitários de Saúde.
O edil explicou que a saúde básica é a porta de entrada do cidadão ao sistema público de saúde, sendo fundamental que as Unidades de Saúde estejam preparadas para acolher com dignidade a população e dar condições adequadas aos profissionais que ali atuam.
"Atualmente, as salas de atendimento estão sobrecarregadas, com limitações físicas que comprometem a qualidade e a agilidade no atendimento prestado. Essa situação impacta diretamente a população que necessita de cuidados contínuos, consultas médicas, acompanhamento de enfermagem, vacinação, entre outros serviços básicos que são fundamentais para a prevenção de doenças e promoção da saúde", observou.
Vasquinho salientou que, além disso, os Agentes Comunitários de Saúde exercem uma função estratégica no SUS, atuando diretamente junto às famílias, identificando situações de risco, promovendo orientações e fazendo o elo entre a comunidade e a Unidade de Saúde.
"No entanto, é comum que esses profissionais não tenham um espaço fixo ou minimamente estruturado dentro das unidades para realização de suas atividades administrativas, organização de visitas, preenchimento de relatórios e recepção de munícipes", finalizou.
Cadastre-se e receba notícias em seu email