Plenário aprova em 2ª votação Projeto de Lei do Vereador Kall Rigamonti que institui o Dia Municipal do Artesão a ser comemorado no dia 19 de março

Publicado por: Jornalismo/CMNH

Publicado em: 13 de maio de 2025

O Plenário do Legislativo aprovou, na sessão ordinária de 5 de maio, em 2ª votação, o Projeto de Lei nº 68/25, de autoria do Vereador Kall Rigamonti (Republicanos), que institui o Dia Municipal do Artesão a ser comemorado no dia 19 de março.

O edil explicou que o dia do artesão é comemorado em 19 de março em homenagem a São José, o padroeiro da categoria. "A Bíblia usa a palavra 'tekton', que quer dizer 'aquele que trabalha com as mãos', para descrever a atividade do pai de Jesus Cristo", observou.

Kall destacou que a história do artesanato começa junto com a própria história do homem, que teve a necessidade de produzir objetos para o seu dia a dia. "Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais datados do período neolítico (6.000 a.C.), quando aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica, e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais", pontuou.

No Brasil, o Vereador ressaltou que o artesanato é de extrema importância e faz parte do folclore de cada região. "Os índios são os mais antigos artesãos, eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, além da arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feito com penas e plumas de aves", afirmou.

Kall salientou que as comunidades de artesãos que se concentram mais na região Nordeste, principalmente no sertão da Bahia, Ceará e de Pernambuco, trabalham com arte de cerâmica, madeira, palha e rendas; já no Sul e Sudeste, destacam-se os artesanatos como bordados, pintura, crochê, tricô, patchworks, bijuterias, muitas vezes utilizados em organizações como fonte de renda, bazares e escolas.

"Existem diversas feiras de artesanato que fazem muito sucesso em nosso país e no exterior, e em nosso Município há um grande número de artesãos que complementam o orçamento doméstico e muitos sobrevivem dessa arte", finalizou.



Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!